Ana Isabel Valente | Pela nossa segurança

No passado dia 6 de Novembro uma jovem foi sequestrada, assaltada e violada ainda durante o dia.

O sequestro ocorreu num parque de estacionamento em frente à estação da Portela de Sintra e tem de nos fazer pensar.

Pensar em segurança, esse bem a que só damos verdadeiramente valor quando nos falta.

Mas que os decisores políticos não podem, deforma alguma, deixar de priorizar.

O Partido Social Democrata fez, junto das forças de segurança que operam no Concelho – PSP e GNR – um diagnóstico da situação.

Estas instituições tentam estar junto das populações e garantir o mais possível a sua segurança, mas lutam com falta de meios, especialmente a PSP.

A PSP tem falta de carros, tem instalações degradadas e o ratio agente/habitante é de 1 para 600. Luta com falta de recursos humanos e a média de idades é já muito elevada.

O Senhor Presidente da Câmara esteve, recentemente, num programa de televisão em que se indignou com a forma como o Governo Central olha para a Segurança em Sintra.

Solidarizamo-nos com a sua indignação. Não é apenas a questão dos 8 carros prometidos para a PSP que ficou fora do concurso aberto pelo Ministério da Administração Interna. É também as condições em que a Polícia Criminal trabalha na Esquadra do Cacém. É também a falta de recursos humanos.

É, também, as condições de postos da GNR na área rural.

Estes homens e mulheres estão ali para nós, para a nossa segurança. Podemos não dar por eles, mas eles estão ali a proteger-nos e aos nossos bens.

Por insistência do PSD na Assembleia Municipal, já foi criado neste mandato, o Conselho Municipal de Segurança, instrumento fundamental para monitorizar os problemas de segurança no Concelho e propor medidas que melhorem a actuação em termos de segurança.

Temos consciência que erradicar a criminalidade neste concelho ou em qualquer outro, não passa de utopia. Crime, infelizmente, sempre haverá.

Mas as políticas públicas têm de ser dirigidas para o bem-estar e a felicidade dos cidadãos. E sem segurança, felicidade e bem-estar são palavras sem significado.

Episódios como o ocorrido no dia 6 de Novembro não se devem repetir.

A segurança das populações é um bem que não pode ser esquecido.

Pelo Concelho melhor que todos merecemos.

 

ANA ISABEL VALENTE
Presidente da Secção Concelhia do PSD de Sintra