Uma carrinha que depositava entulho na via pública foi apreendida, este sábado, em Rio de Mouro pela Polícia Municipal de Sintra.

O município de Sintra apreendeu, pela primeira vez, um veículo cujo proprietário estava a preparar-se para depositar lixo de obras e entulho na via pública. O caso foi revelado pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, na assembleia municipal desta segunda-feira.

Uma das carrinhas multadas durante às operações de fiscalização da Polícia Municipal de Sintra

Durante o debate do estado do município, Basílio Horta anunciou que a Polícia Municipal apreendeu, pela primeira vez, uma carrinha no Alto do Forte, em Rio de Mouro, uma zona usada com regularidade para este tipo de depósitos ilegais e já tinha sido assinalada como uma zona de vigilância prioritária.

As autoridades já estavam a observar a viatura há algumas horas, até que decidiram aproximar-se do local. Quando o fizeram, os dois suspeitos fugiram. O veículo acabou por ser apreendido ainda com uma parte do lixo, segundo nota de imprensa da autarquia sintrense.

Desde setembro deste ano, mês em que as operações de fiscalização da Câmara Municipal de Sintra sofreram um reforço, e até domingo, dia 25 de novembro, foram aplicados 44 autos de contraordenação e já foram identificadas dezenas de pessoas e empresas.

Os números revelam também que desde setembro foram aplicadas coimas que podem ultrapassar os 127 mil euros.

O município de Sintra iniciou em setembro, deste ano, uma campanha para apanhar, em flagrante delito, os responsáveis pela deposição ilegal de entulho em espaços públicos. Segundo  autarquia, trata-se de um “gravíssimo atentado à qualidade de vida dos munícipes e à afirmação de Sintra como território sustentável, qualificável e competitivo”.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra esteve nas instalações da Polícia Municipal para deixar claro a prioridade do combate à deposição de lixo na via pública

“São empresas ou indivíduos que se limitam a despejar os entulhos de obras, oficinais ou da sua atividade profissional, junto dos contentores, fora do local adequado ou num qualquer descampado”, reforça a autarquia, que lembra que, “este comportamento está agora a ser fortemente fiscalizado no território de Sintra, sendo reforçado nas zonas consideradas mais problemáticas”.

“O município está a detetar e a multar quem deposita entulho ilegal no espaço público”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sintra em setembro quando se iniciou a campanha, tendo considerado que a dimensão do território sintrense, 312 Km2, torna o processo complexo, “a Polícia Municipal já tem, em permanência, equipas para punir este tipo de infrações”.

“Perante a gravidade que constitui este crime ambiental, a Polícia Municipal, em determinadas circunstâncias, procede à apreensão dos veículos que transportam, ou depositem, resíduos na via pública”, revelou Basílio Horta.