Bombeiros de Sintra não vão integrar dispositivo de combate aos fogos

A decisão passa pelas recentes medidas que o Governo prevê aplicar na restruturação da Proteção Civil em Portugal, que afetam sobretudo, os Bombeiros

Esta medida irá fragilizar o DECIR 2019, no Distrito de Lisboa em cerca de 15 equipas, ou seja em cerca de 20% dos meios do dispositivo no Distrito | Foto: Sintra Notícias

As nove Associações de Bombeiros do Concelho de Sintra, decidiram em plenário, “não integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR)”, em 2019.

A decisão passa pelas recentes medidas que o Governo prevê aplicar na restruturação da Proteção Civil em Portugal, que afetam sobretudo, os Bombeiros.

“Esta medida irá fragilizar o DECIR 2019, no Distrito de Lisboa em cerca de 15 equipas, ou seja em cerca de 20% dos meios do dispositivo no Distrito. Considerando que os Bombeiros do Concelho de Sintra, conseguem também constituir mais três Grupos de Reforço para fora do Distrito, num total de mais de 90 operacionais e 30 veículos, representa em média a perda de capacidade de resposta de 50% do Distrito”, destacam os Bombeiros de Sintra em comunicado.

Recorde-se, esta quarta-feira, dia 28 de novembro às 20h30, os Bombeiros do Concelho de Sintra dão uma conferência de imprensa, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sintra, para explicar esta tomada de decisão.