Foi aprovada por unanimidade esta terça-feira, em reunião de câmara, a decisão em submeter a discussão pública o Programa Estratégico da Reabilitação Urbana da Terrugem, o qual inclui a alteração dos limites da ARU (que passa a incluir a vila da Terrugem).

O documento que irá ser submetido a discussão pública integra a proposta de alteração dos limites da ARU para passar a abranger o núcleo urbano central contíguo à zona empresarial, à vila da Terrugem, “pois este é estruturante no desenvolvimento sustentável de toda a área envolvente”, explica a autarquia.

“A reabilitação urbana é um importante instrumento para a vitalidade das cidades, pois promove o desenvolvimento sustentável do território, garantido condições para o desenvolvimento económico e para a melhoria da qualidade de vida da população residente, num equilíbrio desejável entre as dimensões ambiental, económica, cultural e funcional que se traduza na competitividade do território, no reforço da identidade local e na inclusão social”, sublinha a autarquia em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

A intervenção deverá centrar-se em cinco eixos prioritários de intervenção: “governança”, “reabilitação do espaço público e valorização ambiental”, “melhoria das acessibilidades” e “reforço das infraestruturas, comunicação da área empresarial da Terrugem” e “reabilitação do edificado”.