Começa hoje a 12.ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), reunindo o que de melhor se faz no mundo da sétima arte.

O novo filme de Jacques Audiard, Os Irmãos Sisters (The Sisters Brothers) é o filme oficial de abertura do Lisbon & Sintra Film Festival, no Centro Cultural Olga Cadaval, às 19h30, numa sessão que contará com a presença do realizador.

Dois irmãos, Charlie e Eli Sisters, vivem num mundo selvagem e hostil e têm sangue nas suas mãos: sangue de criminosos e inocentes. Não têm quaisquer escrúpulos em matar, é esse o seu trabalho. Charlie, o irmão mais novo, nasceu para matar. Eli, no entanto, sonha viver uma vida normal. São contratados para encontrar e matar um homem. Do Oregon à Califórnia, começa assim uma implacável caçada, uma jornada iniciática que testará o laço inquebrável entre os dois irmãos. Será este um percurso que os guiará para a sua humanidade.

O realizador de cinema, Jacques Audiard nasceu em 30 de abril de 1952 e é um cineasta e argumentista francês. Ganhou o César de Melhor Filme e o Prémio BAFTA de Melhor Filme Não na Língua Inglesa duas vezes. Em 2012, Rust and Bone ganhou o prémio de Melhor Filme no BFI London Film Festival e o seu filme de 2015, Dheepan, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2015.

Centro Cultural Olga Cadaval, Auditório Jorge Sampaio
Sexta 16, às 19h30
Sessão de Abertura
Apresentado por Jacques Audiard

Cinema Medeia Monumental, Sala 4
Sábado 17, às 19h00
Conversa com Jacques Audiard

 

Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST)

Recorde-se, entre os realizadores homenageados este ano destaca-se a retrospetiva completa da obra de João Botelho, bem como retrospetivas às obras de Mike Leigh, Paul Schrader, Mario Martone, Darezhan Omirbayev e Walter Salles, cineastas que estarão presentes no LEFFEST para falar ao público dos seus trabalhos.

São 11 os filmes presentes na secção Seleção Oficial em Competição e 18 filmes Fora de Competição. Todos eles são inéditos em Portugal e são alguns dos filmes mais aclamados de 2018. O maior destaque do LEFFEST remete para a obra de David Lynch, o cineasta é celebrado 12 anos após a sua presença na primeira edição do LEFFEST em 2007.

O júri é composto por Walter Salles (realizador), Martha Argerich (pianista), Jonathan Littell (escritor e realizador), Stephen Kovacevich (pianista e maestro), Chrysta Bell (cantora, compositora e atriz) e Jorge Queiroz (artista plástico).

Espaços de eleição, como o Centro Cultural Olga Cadaval, o Palácio Nacional e Jardins de Queluz, o Palácio Nacional de Sintra, o MU.SA – Museu das Artes de Sintra, os cinemas Medeia Monumental e Nimas, o Teatro Nacional D. Maria II e o cinema Amoreiras acolherão esta vasta programação.

Com uma programação exigente e criteriosamente escolhida por quem vive e respira cinema, o Lisbon & Sintra Film Festival 2018 volta a colocar Lisboa, Sintra e o país em pleno circuito dos grandes festivais do mundo.

Mais do que uma mostra de filmes, o LEFFEST dá ao espetador a possibilidade de confrontar ideias, ter voz ativa, participar nas conversas com cineastas, pensadores e artistas. Experiências e reflexão que o LEFFEST propõe no grande écran – através de uma programação diversificada que abrange as melhores produções cinematográficas, consagradas e emergentes – e ao vivo, nas várias manifestações artísticas, do teatro à música e às exposições, masterclasses, debates e simpósios programados a cada edição.

Mais informações em http://www.leffest.com/