Teste ao “pente” no rio Jamor em dia de forte precipitação

Estrutura em forma de pente no rio Jamor filtra e retém os elementos suspensos na água, permitindo proteger o canal dos azulejos e reduzir a possibilidade de inundações ao longo de todo o rio

É nos dias de elevada pluviosidade que o rio Jamor volta a lembrar o impacto que a força da natureza tem no território. Este domingo um sistema de “pente” instalado no curso do rio revelou os primeiros resultados do projeto do Eixo Verde e Azul, no âmbito do controle de cheias.

O rio Jamor nasce na Serra da Carregueira, em Belas, e percorre a cidade de Queluz, num curso encaixado até ao Palácio Nacional de Queluz, onde segue pelo canal dos azulejos até se juntar à ribeira de Carenque e seguir para sul, até desaguar no Tejo.

As fortes urbanizações transformaram um território de quintas numa cidade, com mais de 75 mil pessoas, vindas de todo o país e de muitos outros países. Uma cidade que agora começa a ser requalificada através do Eixo Verde e Azul, voltando a dar ao rio Jamor o papel estruturante de valorização ambiental, ligada ao património histórico-cultural em torno do Palácio de Queluz.

O Eixo Verde e Azul é o projeto âncora que marca uma viragem nas intervenções no espaço público. Em obra está o percurso pedonal e clicável que liga a Belas a Queluz e seguirá para Oeiras, requalificação paisagística, novas áreas de hortas urbanas, e implementação de novas técnicas de engenharia natural com a cribwall.

Já implementada está uma estrutura em forma de pente no rio Jamor, entre o parque urbano Felício Loureiro e o recinto do Palácio de Queluz, que filtra e retém os elementos suspensos na água, permitindo proteger o canal dos azulejos e, desta forma, proteger e valorizar o património.

Esta medida contribui também para controlar a intensidade e o curso da água e, desta forma, reduzir a dimensão das inundações ao longo de todo o rio.

Outras das medidas previstas no Eixo Verde e Azul, para reduzir as inundações, passa pela criação da bacia de retenção na Quinta Nova, atrás do quartel do Regimento de Artilharia Antiaérea nº1 de Queluz.

A medida vai permitir conter a massa de água de Carenque e atrasar a sua chegada e união ao Jamor, diluindo o momento de maior impacto e contribuindo assim para reduzir também a possibilidade de inundações.

O Eixo Verde e Azul é um projeto da Câmara Municipal de Sintra, Oeiras, Amadora e da Parques de Sintra Monte da Lua.