CEETRUS traz ao Web Summit peças realizadas a partir de plástico usado

CEETRUS desenvolve projeto de sensibilização ambiental e envolve artistas: Skeleton Sea e Kruella D’Enfer

A Ceetrus Portugal vai marcar presença na terceira edição do WebSummit através da mostra artística “Plastic Age” que passará a estar patente no Forum Sintra

A Ceetrus Portugal vai marcar presença na terceira edição do WebSummit através da mostra artística “Plastic Age”, uma iniciativa que pretende alertar para uma maior consciencialização e sensibilização sobre o impacto do plástico no meio ambiente através da reutilização do mesmo de uma forma artística. Reunindo artistas que retratam o tema, a Ceetrus Portugal tem o intuito de mudar o paradigma para uma nova era de menos plástico e mais planeta.

O projeto “Plastic Age” integra 2 obras: “O Adamastor”, uma criação artística que ganhou forma pelas mãos de João Parrinha do coletivo Skeleton Sea com inspiração das ondas surfadas pelo surfista de renome internacional Hugo Vau e “Over Plastic Sea” da autoria de Kruella D’Enfer. A curadoria do projeto pertence a Bruno Pereira do Departamento.

“O Adamastor” passará a estar patente no Forum Sintra enquanto que a obra “Over Plastic Sea”

Inspirados na importância da consciencialização sobre o impacto do plástico na biodiversidade marinha, estes artistas transformaram em arte mais de 650 quilos de plástico recolhidos nos centros comerciais Forum Sintra e Forum Montijo, geridos pela Ceetrus Portugal, e pelos serviços das Câmaras Municipais de Sintra (SMAS) e Montijo (Amarsul).

“Plastic Age” é o 13º projeto do “Arte em Toda a Parte”, uma iniciativa desenvolvida pela Ceetrus Portugal, desde 2013, que visa democratizar o acesso à Arte e Cultura ao promover diversas formas de exposição artística nos centros comerciais que gere.

Assim, depois do Web Summit, as duas obras do projeto “Plastic Age” serão colocadas nos dois centros comerciais, tornando-se acessíveis a um ainda maior número de pessoas. “O Adamastor” passará a estar patente no Forum Sintra enquanto que a obra “Over Plastic Sea” poderá ser vista no Forum Montijo.

Elsa Camacho, diretora da área de Desenvolvimento Sustentável da Ceetrus Portugal, sublinha que “a responsabilidade social e ambiental é um dos pilares da Visão Ceetrus 2030 que define a missão: To link people by creating sustainable, smart and lively places to brighten up everyday life.

O projeto “Plastic Age” está totalmente alinhado com esta missão e permite-nos contribuir de forma ativa para o fortalecimento do debate e das nossas ações em torno de um dos temas prioritários na agenda internacional: a preservação dos oceanos e a redução da utilização do plástico”.

Sobre a Ceetrus

A Ceetrus — empresa da Auchan Holding detida pela macro-cadeia económica de origem francesa Associação Familiar Mulliez (AFM) — conta com mais de 40 anos de experiência no setor imobiliário, sendo hoje uma das principais empresas de imobiliário em centros comerciais, e está presente em 12 países na Europa e Ásia. A empresa gere, em todo o mundo, cerca de 400 centros comerciais que representam mais de 4 milhões de m2 de área bruta locável (ABL) e cerca de 7.5 mil milhões de euros em ativos.

Em Portugal — A Ceetrus está presente em 13 municípios. Gere mais de 200 mil m2 de ABL, distribuídos por mais de 700 lojas e quiosques em centros comerciais. Do seu portefólio fazem parte as Galerias Comerciais Jumbo localizadas em Alverca, Canidelo, Cascais, Famalicão, Maia, Santo Tirso e Sintra; os Centros Comerciais Alegro em Alfragide, Castelo Branco e Setúbal; Forum Montijo, Forum Sintra e Sintra Retail Park.