“A Ilha do Corvo que venceu os Piratas” de José Ruy apresentado na Amadora

BANDA DESENHADA | Apresentação dia 6 de novembro, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Esta terça-feira, dia 6 de novembro, pelas 18h00, terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, a apresentação do mais recente álbum de Banda Desenhada do autor amadorense José Ruy, “A Ilha do Corvo que venceu os piratas”.

A obra, publicada pela Âncora Editora, será apresentada por João Saramago, investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. A entrada é livre

Sobre José Ruy

José Ruy nasceu na Amadora em maio de 1930. Cursou Artes gráficas na Escola António Arroio, onde foi discípulo do Mestre Rodrigues Alves, Costa Mota, Trindade Chagas e outros, e frequentou habilitação a Belas Artes.

Iniciou-se como autor de textos e desenhos com 14 anos, tendo publicado 82 álbuns, 51 dos quais em Banda Desenhada, com destaque para, Carolina Beatriz Ângelo, Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, Aristides de Sousa Mendes, Humberto Delgado, Os Lusíadas e João de Deus, estes também com edição em mirandês.

Tem colaborado em diversos jornais e revistas, nomeadamente em Cavaleiro Andante e “O Mosquito”, tendo editado e dirigido uma 2.ª série desta publicação. O rigor na investigação e qualidade dos seus trabalhos tem sido apreciada em todo o país. Foram-lhe atribuídos 27 prémios. Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil.

Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte, foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal, onde o seu nome está atribuído a uma escola e a uma avenida.

Referenciado no Dictionnaire mondial de la bande dessiné, Larousse, edição de 1998, e com destaque no Larousse de la BD, em 2004.

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054