Na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, às 11h05, à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove a 6.ª edição de A Terra Treme, iniciativa que visa treinar os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR –, dando a conhecer aos cidadãos medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo.

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

O exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR

No concelho de Sintra, o exercício vai ser desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Sintra nos Agrupamentos de Escolas de Lapiás (freguesia de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar) e Mestre Domingos Saraiva (Algueirão-Mem Martins) e pelo Colégio Quinta dos Girassóis (Massamá), num total de 20 estabelecimentos de ensino básico.

“No concelho temos em funcionamento um sismómetro resultado do Projeto de Sismologia da Escola Secundária Ferreira Dias, em Agualva-Cacém, é amplamente reconhecido como uma boa prática, de importância relevante para o Município, concretizada através de programas e ações de formação e sensibilização pública”, explica a autarquia no seu site.

Recorde-se, este Projeto disponibiliza on-line, com atualização ao minuto, toda a informação significativa e os dados sismológicos registados.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo. Consulte aqui toda a informação sobre o exercício A Terra Treme.