Último fim de semana da Feira das Mercês

ENTRADA LIVRE | A Feira das Mercês, é uma das mais genuínas feiras da região saloia e que tem lugar no terceiro e quarto fim de semana de outubro e não faltam as bancas de artesanato, espaços de restauração, e espetáculos de palco

No último quartel do séc. XVIII, a Feira das Mercês tornou-se a bolsa agrícola da região saloia

Último fim de semana da Feira das Mercês, na Rinchoa, uma das mais genuínas feiras da região saloia e que tem lugar no terceiro e quarto fim de semana de outubro.

Com mais de dois séculos e meio de existência, ali acorriam agricultores da região para vender os seus produtos das colheitas hortícolas e frutícolas da época, para comprarem sementes e plantas para as próximas plantações e nem sequer faltava a tradicional feira de gado.

A Feira das Mercês também era procurada pelas suas tendas de comida onde se encontrava o famoso leitão de Negrais, o típico queijo saloio, a suculenta carne de porco às Mercês, ainda hoje servida nos pratos de barro, as inesquecíveis pêras pardas cozinhadas em vinho tinto e a primeira água-pé do ano.

A população, não só da região saloia como também de Lisboa, vinha a esta feira comprar os bens necessários para as suas habitações e participar na festa religiosa de Nossa Senhora das Mercês. Mas não só. Os solteiros tinham aqui um local de encontro com vista a arranjar futuros casamentos junto ao Muro do Derrete, testemunho da importância social desta feira como local de encontro das populações.

Este evento, de entrada livre tem organização da Câmara de Sintra em parceria a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, e nele não faltam as bancas de artesanato, espaços de restauração, e espetáculos de palco.

Este sábado, a partir das 15h00, vão atuar o Grupo Coral Alentejano “Os Populares do Cacém”; Grupo Musica Popular Tradicional “Sons da Terra”; Grupo de Concertinas da Associação de Proprietários e Moradores da Serra da Silveira. À noite, a partir das 22h00, sobe ao palco, Maxi.

Neste domingo, atuam a partir das 16h00, o Rancho Folclórico de Belas (Infantil); o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” do Sabugo (Infantil) e o Rancho Folclórico dos Recreios Desportivos da Venda Seca (Infantil).

Não deixe de visitar!

Horários:
Sábado | 27 de outubro / 10h00 às 24h00
Domingo | 28 de outubro / 10h00 às 23h00