O município de Sintra vai receber esta sexta-feira, dia 26 de outubro, no Centro Cultural Olga Cadaval, o congresso “Sintra Economia 20/30”, que vai debater o desenvolvimento económico, a sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica e universidade e a mobilidade.

O congresso assenta num modelo inovador que visa a interação entre o tecido empresarial, a universidade e o setor público através da constituição de grupos de trabalho para as áreas mais relevantes da economia de Sintra – agricultura, indústria, comércio, turismo e serviços.

“Sintra é um concelho com um grande número de empresas, com o maior número de jovens entre os 14 e os 25 anos, e o segundo maior concelho do país em termos de população”, destaca Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra

“Este congresso resulta de um desafio lançado ao Conselho Estratégico Empresarial para analisar a economia nacional aos olhos de Sintra e sob a prespetiva de Sintra”, adianta  Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Durante a manhã vão ser apresentadas recomendações ao congresso do resultado de cinco grupos de trabalho ligados aos temas da agricultura, indústria, comércio, turismo e serviços. Estas sessões trabalho, com representantes das empresas Estevão Luís Salvador, Lda., Lidl, Frontwave, José de Mello Saúde e Associação de Turismo de Sintra, têm como missão ponderar sobre os desafios do presente, contribuir para a reflexão de uma estratégia para o futuro e apontar soluções para o crescimento económico do concelho.

“Sintra é um concelho com um grande número de empresas, com o maior número de jovens entre os 14 e os 25 anos, e o segundo maior concelho do país em termos de população, e neste momento tem uma das taxas de desemprego mais baixas, o que transforma Sintra num concelho extremamente importante em termos de economia nacional”, afirmou o edil.

À tarde serão apresentados e debatidos três painéis temáticos que correspondem aos eixos estratégicos da autarquia, dedicados ao desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica e universidades e mobilidade sustentável, que vão ser moderados por Nicolau Santos com a presença de representantes das empresas Magnum Capital, Vila Galé, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Tabaqueira, Hikma, Microsoft, Universidade Católica Portuguesa, GCI, Glintt, Instituto Superior Técnico, Mercedes-Benz Portugal, CP-Comboios de Portugal, Instituto Superior Técnico e Transitec.

“Sintra está a viver uma dinâmica de desenvolvimento notável, mas pode evoluir muito mais”, sublinha Jorge Coelho, presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra

Para o presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, Jorge Coelho “Sintra está a viver uma dinâmica de desenvolvimento notável, mas pode evoluir muito mais, Sintra tem capacidade de poder ir mais longe e prova disso é o conjunto vastíssimo de altas personalidades que vêm a este congresso que é um forte contributo para o concelho”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, António Costa, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, vão estar presentes neste congresso, organizado pela Câmara Municipal de Sintra com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

 

No sítio www.sintraeconomia2030.pt pode encontrar toda a informação acerca do congresso, o programa, os oradores convidados, assim como efetuar a inscrição.