O presidente da Câmara Municipal de Sintra defendeu esta manhã, no Global Parliament of Mayors Summit em Inglaterra, a importância dos migrantes e da imigração para o desenvolvimento das cidades inclusivas.

Esta segunda e terça-feira, Basílio Horta está presente na iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o maior encontro de autarcas de todo o mundo.

Basílio Horta no Global Parliament of Mayors Summit em Bristol

O evento junta, durante três dias, uma centena de presidentes de Câmara dos vários continentes, que terão como foco central os desafios globais da humanidade: a migração, a segurança das cidades e a saúde da população. O presidente da Câmara Municipal de Sintra apresentou a experiência de Sintra no relacionamento e tratamento destas questões, segundo nota de imprensa da autarquia.

Basílio Horta lembrou que a população migrante em Sintra é aproximadamente de 35 mil cidadãos, maioritariamente oriundos de Cabo Verde, Brasil, Guiné Bissau, Angola, Roménia, Ucrânia, São Tomé e Príncipe, China, Moldávia e Guiné. “O município assume como prioritário promover o desenvolvimento inclusivo e a melhoria geral da qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou o autarca.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra defende que, “as comunidades migrantes são um ativo valioso para o município assumindo um importante papel nos planos do desenvolvimento económico e social, da estabilização do mercado de trabalho, da sustentabilidade da segurança social, da regeneração demográfica e da riqueza multicultural, religiosa e étnica”.

Para Basílio Horta as migrações devem originar “boas políticas de acolhimento e de integração” de forma a “contribuir para a segurança e a paz através de boas práticas de inclusão e prevenção da radicalização”.

O Plano Municipal para o Acolhimento e Integração de Migrantes de Sintra, instrumento para o desenvolvimento de políticas locais na área do acolhimento e integração de migrantes, é o documento estratégico que a autarquia dispõe nesta área.

O plano integra o Observatório das Migrações de Sintra, estrutura que identifica as principais tendências das migrações, permitindo conhecer melhor as suas necessidades e os movimentos de entradas e saídas orientando o desenho de novas medidas de política.

Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes, formação e capacitação na língua e cultura portuguesa para facilitar a integração ou a promoção de eventos e iniciativas de interação entre as diversas comunidades, são alguns dos exemplos de medidas desenvolvidas em Sintra e que foram apresentas por Basílio Horta em Bristol.

A cimeira mundial de autarcas reúne líderes da Europa, África, Ásia e Estados Unidos da América. O Global Parliament of Mayors Summit é um órgão de governação de autarcas de todos os continentes. Tem como base a experiência, o conhecimento e a liderança dos autarcas na solução dos desafios locais resultantes de problemas globais. É realçado e valorizado o conhecimento local, de forma a permitir que os autarcas participem ativamente nos debates sobre estratégia global.