A tradição regressa à mais típica e tradicional Feira das Mercês

Não deixe de visitar este domingo a Feira das Mercês, na Rinchoa, uma das mais genuínas feiras da região saloia, que se realiza há mais de 250 anos

Na gastronomia, a Carne de Porco à moda das Mercês, continua a ser um dos cartões de visita da feira

Não deixe de visitar este domingo a Feira das Mercês, na Rinchoa, uma das mais genuínas feiras da região saloia e que tem lugar no terceiro e quarto fim de semana de outubro.

Com mais de dois séculos e meio de existência, ali acorriam agricultores da região para vender os seus produtos das colheitas hortícolas e frutícolas da época, para comprarem sementes e plantas para as próximas plantações e nem sequer faltava a tradicional feira de gado.

Feira das Mercês como também era conhecida, pelo quadro folclórico que apresentava, quer pela diversidade de produtos, mas também pela algazarra das gentes e dos pregões, das figuras e do garrido dos trajes, onde era possível observar-se as saloias vestidas com roupas coloridas e até arranjar um namorico

A população, não só da região saloia como também de Lisboa, vinha a esta feira comprar os bens necessários para as suas habitações e participar na festa religiosa de Nossa Senhora das Mercês. Mas não só. Os solteiros tinham aqui um local de encontro com vista a arranjar futuros casamentos junto ao Muro do Derrete, testemunho da importância social desta feira como local de encontro das populações.

A Feira das Mercês também era procurada pelas suas tendas de comida onde se encontrava o famoso leitão de Negrais, o típico queijo saloio, a suculenta carne de porco às Mercês, ainda hoje servida nos pratos de barro, as inesquecíveis pêras pardas cozinhadas em vinho tinto e a primeira água-pé do ano.

Este evento, de entrada livre tem organização da Câmara de Sintra em parceria a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, e nele não faltam as bancas de artesanato, espaços de restauração, e espetáculos de palco.

Não deixe de visitar!

Horários:
Domingo | 21 de outubro / 10h00 às 23h00

Sexta-feira | 26 de outubro / 17h00 às 24h00
Sábado | 27 de outubro / 10h00 às 24h00
Domingo | 28 de outubro / 10h00 às 23h00