A Feira das Mercês, nas freguesias de Algueirão-Mem Martins e Rio de Mouro, vai decorrer a partir desta sexta-feira, 19 de outubro, dias 20, 21, 26, 27 e 28 de outubro.

O evento é uma representação de uma das feiras mais emblemáticas do concelho de Sintra, proporcionando aos visitantes vários momentos de animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato diversificado, área infantil e espetáculos de palco.

Na gastronomia, a Carne de Porco à moda das Mercês, continua a ser um dos cartões de visita desta feira saloia, com mais de 250 anos de existência e com grande expressão em toda região, mesmo nos dias de hoje

Devido à sua antiguidade, com mais de 250 anos de existência, a feira saloia de Sintra sempre foi um acontecimento com grande expressão em toda região saloia não só a nível económico como social.

Feira das Mercês como também era conhecida, pelo quadro folclórico que apresentava, quer pela diversidade de produtos, mas também pela algazarra das gentes e dos pregões, das figuras e do garrido dos trajes, onde era possível observar-se as saloias vestidas com roupas coloridas e até arranjar um namorico.

Os solteiros tinham aqui um local de encontro com vista a arranjar futuros casamentos junto ao Muro do Derrete, testemunho da importância social desta feira como local de encontro das populações.

Sendo uma feira com tantas tradições a ela estão associadas também várias tradições gastronómicas, aqui era provada a primeira água-pé do ano, comia-se a pêra parda cozida após uma refeição de carne às Mercês ou de Leitão de Negrais.

Não se tratando de uma recriação histórica pretende-se com a realização desta feira chamar a atenção para os aspetos etnográficos a par da inovação, pelo que é pedido aos participantes que estejam vestidos de acordo com as tradições da região.

A Feira das Mercês é uma organização da Câmara de Sintra em parceria a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e da Junta de Freguesia de Rio de Mouro.

Horários:
19 de outubro | 17h00 às 24h00
20 de outubro | 10h00 às 24h00
21 de outubro | 10h00 às 23h00
26 de outubro | 17h00 às 24h00
27 de outubro | 10h00 às 24h00
28 de outubro | 10h00 às 23h00