Vai ser votado esta quinta-feira na Assembleia Municipal de Sintra o plano de investimento para a reabilitação urbana de Rio de Mouro Velho, depois de um período de discussão pública.

O Programa Estratégico de Reabilitação Urbana prevê investimentos no espaço público de Rio de Mouro Velho, Paiões e Covas com ênfase na qualificação dos espaços de circulação pedonal, estadia e ligações entre os aglomerados.

Segundo a autarquia, a operação de reabilitação urbana prevê um horizonte de 10 anos para a concretização dos projetos, estando já em concurso a empreitada da ciclovia que ligará a estação de Rio de Mouro, Rio de Mouro Velho, pela Estrada de Mata e o Cacém. O município prevê investir mais de 2 milhões e 400 mil euros em reabilitação.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, defende que esta medida permiti criar um quadro favorável ao investimento particular na reabilitação dos imóveis, com a isenção de taxas urbanísticas camarárias, a concessão de benefícios fiscais como isenção de IMI e IMT, e a adopção da taxa reduzida do IVA”.