‘The Myrthen Ensemble’ atua no Palácio Nacional de Sintra

FESTIVAL DE MUSICA DE SINTRA | “Songs to the Moon” pelo The Myrten Ensemble, este domingo, dia 14 de outubro, às 18h00, no Palácio Nacional de Sintra

Não podia haver melhor lugar do que Sintra, “promontório da Lua” como foi designada desde os tempos mais remotos, para o programa “Songs to the Moon” pelo The Myrten Ensemble, este domingo, dia 14 de outubro, às 18h00, no Palácio Nacional de Sintra.

Desde a antiguidade a Lua tem inspirado artistas, músicos e poetas. O programa deste concerto inspira-se nas suas múltiplas características. Umas vezes de consolo, muitas vezes de sedução, em serenatas, e por vezes de intimidação pela eminencia da extinção dos últimos raios de sol. Uma paisagem lunar é um convite a uma viagem pelos mistérios da literatura da canção em torno de Brahms e Schumann, mas também com a “Clair de lune” francesa como inspiração.

O nome do grupo refere-se à canção que Robert Schumann compôs como presente de casamento à sua mulher Clara, em 1840. Murta (Myrtles) é uma planta modesta que, desde há séculos é considerada na Alemanha como um símbolo do casamento. A sua simplicidade foi escolhida para representar a relação entre as palavras e a música, o cantor e o pianista, a imaginação, a sonoridade, e a relação entre o intérprete e a audiência.

Os membros fundadores do ‘The Myrthen Ensemble’ são Mary Bevan (soprano), Clara Mouriz (mezzo-soprano), Allan Clayton (tenor), Marcus Farnsworth (baritone) e Joseph Middleton (piano)

Na sua estreia apresentaram-se como artistas residentes no Aldeburgh Festival, com concertos transmitidos na BBC Radio 3 e um triunfante concerto em Londres: “ Pura alegria, pela entrega entusiástica, elegância e nada que eu tenha assistido este ano musicalmente se compara a esta adorável soirée… excecional musicalidade, cada frase bem trabalhada e colorida, tudo com grande emoção” (Rupert Christiansen, The Telegraph).

Bilhetes à venda em: https://ticketline.sapo.pt/evento/the-myrten-ensemble-36342

Fotografia: DR Festival de Musica de Sintra