Incêndio de grandes proporções na Serra de Sintra

INCÊNDIOS | Nos últimos dias, este já o quarto incêndio a deflagrar em Sintra. Três deles estão a ser investigados pela Polícia Judiciária (PJ)

Incêndio na Serra de Sintra, na zona de Peninha | Foto: Sintra Notícias

Um incêndio de grandes proporções está ativo na Serra de Sintra, na zona do Convento da Peninha. O forte vento que se faz sentir na zona a esta hora está a dificultar as operações de combate ao incêndio, que deflagrou durante a noite, por volta das 22h50, numa zona sem populações próximas.

Estão a caminho da Serra, bombeiros de outras corporações, de concelhos limítrofes.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e responsável pela Proteção Civil de Sintra, já está no local, para se inteirar da situação e acompanhar as operações de combate às chamas.

Recorde-se, o destacamento da GNR em Sintra já contactou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, tendo enviado uma patrulha de Colares, afirmou fonte do destacamento territorial da GNR de Sintra.

Nos últimos dias, este já o quarto incêndio a deflagrar em Sintra. Três deles estão a ser investigados pela Polícia Judiciária (PJ).

Aliás, este sábado, 6 de outubro, à tarde deflagrou um incêndio entre Murches e Zambujeiro, na área do Parque Natural Sintra e Cascais e que está a ser investigado pela PJ.

A noticia é avançada pelo jornal digital “Cascais24”, segundo o qual o fogo deste sábado foi o terceiro em poucos dias, tendo destruído cerca de três mil metros quadrados de mato e pinheiros dispersos.

Segundo José Palha Gomes, comandante dos Bombeiros de Alcabideche, que coordenou as operações, citado pelo mesmo jornal, “compete às autoridades averiguar a origem dos incêndios”.

No combate ao incêndio, que deflagrou pelas 15h53, estiveram empenhados 99 operacionais, apoiados por 26 veículos, dos corpos de Bombeiros dos concelhos de Cascais, Sintra e Oeiras e 4 meios aéreos, um deles de monitorização.

 

(em atualização)