‘Alzheimer Portugal’ e a importância do conhecimento sobre a demência

“Passeio da Memória” | Uma caminhada solidária que assinala o Mês Mundial da Doença de Alzheimer

Uma caminhada solidária que assinala o Mês Mundial da Doença de Alzheimer

A Alzheimer Portugal realizou, em Oeiras, o “Passeio da Memória”, uma caminhada solidária, pela Avenida Marginal em direção a Paço de Arcos, que assinala o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, iniciativa que vai estar em 67 locais em Portugal.

A iniciativa, que este ano integra as comemorações do 30º aniversário da Alzheimer Portugal, tem como principais objetivos informar e consciencializar a população para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

Segundo o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, “metade do valor angariado em cada local irá reverter para o desenvolvimento de ações que, com o apoio dos municípios parceiros, contribuam para aumentar os conhecimentos sobre a demência, tais como ações de informação ou atividades formativas. O restante valor das inscrições reverte a favor da Associação”.

O “Passeio da Memória”, considerado o grande evento anual da Associação Alzheimer Portugal, chegou a Portugal em 2011 com uma caminhada de seis quilómetros que teve lugar em Oeiras. Ao longo dos anos tem crescido em dimensão, tendo no ano passado acolhido milhares de participantes em 19 localidades portuguesas.

Alzheimer Portugal

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. Tem como visão uma sociedade que integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos.