Autarquia de Agualva e Mira Sintra vai atribuir a Medalha de Mérito a William Carvalho, Nélson Semedo, Patrícia Mamona, Gilberto Grácio, António Sebastião Antunes, Rui Pedro Miranda Pinto, Ricardo Barreiros, Olavo Bilac e Álvaro Silva (a título póstumo)

A União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, organiza este sábado, dia 15 de setembro, pelas 15 horas, na Casa da Cultura Lívio de Morais, a cerimónia de entrega de Medalhas de Mérito.

A autarquia pretende desta forma, “distinguir figuras que dignificam o nome da freguesia”, a nível nacional como internacional.

“Neste sentido, a autarquia irá reconhecer com Medalhas de Mérito, a nove pessoas que, em algum momento da vida, fizeram parte da freguesia, em diferentes áreas, como o desporto, política e cultura”, explica a autarquia ao SINTRA NOTÍCIAS.

Na categoria Ouro, os agraciados são:

  • William Carvalho, futebolista nascido em Angola e que veio morar para Mira Sintra em criança, é atualmente jogador na equipa espanhola do Real Betis;
  • Nélson Semedo, futebolista no Sport União Sintrense, passou pelo Sport Lisboa e Benfica e que joga presentemente no Barcelona;
  • Patrícia Mamona, luso-angolana atleta do Sporting clube de Portugal, tricampeã nacional e campeã europeia de triplo salto nos europeus de Atletismo de Amesterdão em 2016;
  • Gilberto Grácio, Mestre guitarreiro que constrói guitarras desde os 12 anos, sendo a sua oficina em AgualvaCacém de onde saíram instrumentos para Carlos Paredes e Jimmy Page.

No que concerne à categoria Prata, os escolhidos são:

  • António Sebastião Antunes, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Agualva elegido em 1993;
  • Rui Pedro Miranda Pinto, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Mira Sintra com primeiro mandato em 2001
  • Ricardo Barreiros, hoquista profissional que iniciou o seu percurso no Desporto e Juventude de Mira Sintra e que atualmente joga na União Desportiva Oliveirense.

No que diz respeito às medalhas de bronze, os condecorados são:

  • Olavo Bilac, músico e cantor residente em Agualva-Cacém, conhecido pelo sucesso de uma das mais conhecidas bandas dos anos 90 “Santos & Pecadores”;
  • Álvaro Silva, a título póstumo, figura muito conhecida da freguesia tendo sido Presidente da Associação de Pais da Escola António Sérgio, Escola Ferreira Dias entre outros lugares de destaque no Concelho de Sintra.