O acesso de viaturas particulares na Estrada da Pena e no troço desde o Chalet da Condessa até à Calçada da Pena, na Serra de Sintra, vai ser condicionado ao trânsito particular.

A medida, que vai ser discutida na próxima terça-feira em reunião do executivo camarário, surge devido às intensas filas de tráfego rodoviário na Estrada da Pena e ao estacionamento abusivo e ilegal na referida via. Esta situação condiciona fortemente o acesso em segurança quer de viaturas, quer de peões nestas zonas, defende a Câmara Municipal de Sintra em nota de imprensa.

Estradas condicionadas na Serra de Sintra
Em azul, estradas condicionadas na zona da Serra de Sintra

A autarquia adianta que continuam a poder circular as viaturas autorizadas dos residentes, transportes públicos, motos e bicicletas, veículos de emergência e de serviço como da Câmara Municipal de Sintra ou Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. Vão poder circular também nestas vias proprietários de alojamentos locais e clientes, veículos de fruição turística ou atividades económicas, mediante atribuição de dístico de circulação.

A autarquia vai propor também a afetação de sentido único de trânsito na Rua Francisco dos Santos (sentido Sul-Norte), Rua Dom João de Castro (sentido Norte-Sul) e Rua Rodrigo Delfim Pereira (sentido Norte-Sul). O objetivo é criar um corredor com dimensão necessária e suficiente para garantir a circulação pedonal, de forma a garantir boa fluidez de tráfego e melhoria das condições de segurança e da mobilidade pedonal e rodoviária.

Obras no Parque da Cavaleira no passado mês de julho

Também na próxima terça-feira será apresentado o projeto de implementação do novo parque periférico da Cavaleira, que vai servir de apoio à mobilidade no Centro Histórico da Vila de Sintra e acesso aos monumentos na serra. Segundo a Câmara de Sintra, o parque vai permitir dissuadir o elevado fluxo de tráfego automóvel à zona da Paisagem Cultural da Humanidade.

O novo espaço será dotado de um “welcome center” que incluirá espaço de venda de bilhetes para os monumentos de Sintra, transportes públicos e outros meios de transporte. O local terá também uma cafetaria e casas de banho. A autarquia adianta que o parque vai ser servido por carreiras permanentes de autocarros para a zona histórica e monumentos. O novo parque da Cavaleira terá capacidade para 700 lugares, podendo chegar ao 2000, e é de utilização gratuita.

 

Foto:Parques de Sintra Monte da Lua | Imagem: Wilson Pereira