A Praia Grande recebe, entre 11 e 16 de Setembro, os melhores 150 bodyboarders do planeta, pela primeira vez, com uma portuguesa, a campeã europeia e mundial em título Joana Schenker, que ocupa atualmente a terceira posição do “ranking” mundial, liderado pela japonesa Ayaka Suzuki.

Para Joana Schenker, o Sintra Portugal Pro é a “prova mais especial”: “O Sintra Portugal Pro significa muito para mim. Porque foi a primeira etapa do Mundial em que participei, ainda adolescente, e porque, ao ganhá-la, o ano passado, abriu o caminho para a conquista do título Mundial.”

Mas há mais pontos de interesse além da bodyboarder algarvia, ou não fosse também em Sintra que se irá decidir, mais uma vez, o título mundial da variante de Dropknee, com o havaiano Sammy Morretino a defender a coroa em águas sintrenses.

Para os portugueses, além de Joana Schenker, que o ano passado deu um passo fundamental para a conquista do título ao vencer o Sintra Portugal Pro, há que destacar a presença de nomes como António Cardoso e Dino Carmo, que lutam por um lugar no Top 10 da APB, além dos eternos Manuel Centeno e Hugo Pinheiro, dois bodyboarders que dominam a cena do bodyboard nacional há mais de 10 anos mas que têm estado mais ou menos afastados do Mundial.

Na perspetiva da organização, a cargo da Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra (ABSCS), presidida por João Campos, este é mais uma vez, um “desafio grato”: “Mais uma vez, cabe-nos a difícil tarefa de colocar de pé um dos maiores eventos de desportos de ondas em Portugal, com a possibilidade de decidir títulos, como o de Dropknee e desempenhar um papel importante na atribuição dos títulos mundiais masculino e feminino.”

Um evento que seria impossível sem o apoio da Câmara Municipal de Sintra, recorda o dirigente da ABSCS: “Esta será a 23ª edição do Sintra Portugal Pro e, pela 23ª vez, a Câmara de Sintra sera o nosso principal patrocinador. A nossa relação com a autarquia é mais do que de simples parceiros, é um trabalho de amor que fazemos todos os anos e que se traduz no sucesso deste evento, ano após ano. Sem a autarquia e o esforço que esta faz na promoção do Desporto e da Praia Grande, nada disto seria possível.”