Drone salva vidas “é capaz de socorrer até quatro pessoas”

O drone estará em permanência na praia de Santo Amaro de Oeiras, com uma bóia insuflável com capacidade para socorrer até quatro pessoas em simultâneo

A praia de Santo Amaro de Oeiras dispõe, a partir de hoje, de um drone de salvamento capaz de socorrer até quatro pessoas, resultado de uma iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos apoiada pela Câmara de Oeiras.

drone estará em permanência na praia de Santo Amaro de Oeiras, com uma bóia insuflável com capacidade para socorrer até quatro pessoas em simultâneo e que “alia tecnologia à segurança das pessoas”.

Na apresentação à imprensa, Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, destacou a importância da “rapidez no socorro” às vítimas que o equipamento permite. “Pelo que nos foi dado a observar, julgo que em apenas 40 segundos é possível colocar a boia junto da vítima. É um investimento que vale a pena“, disse.

A iniciativa integra o projeto ‘Praias – Vigilância e Socorro’ e tem como intuito dar uma “resposta mais rápida e eficaz a ocorrências em que a celeridade da intervenção é fundamental para a diminuição dos riscos a elas associados”.

Este equipamento dispõe de uma câmara de vigilância, um altifalante e uma bóia salva-vidas insuflável ao contacto com o mar, com capacidade para acudir até quatro pessoas.

Saliente-se ainda que a autarquia cedeu à corporação uma comparticipação financeira de 5.600 euros para aquisição de fardamento e combustível para viaturas de apoio ao socorro nas praias.