O município de Sintra vai reforçar as equipas de fiscalização à deposição ilegal de entulho em espaços públicos, e pede a todos que denunciem situações de ilegalidade.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra afirmou, esta manhã, que o município vai reforçar a atuação em três frentes. Se por um lado as campanha de sensibilização e os meios de recolha vão aumentar, o município promete reforçar a fiscalização para detetar a prática destes crimes ambientais.

Basílio Horta revelou que o município vai continuar empenhado nesta matéria, admitindo que a dimensão do território sintrense, 312 Km2, torna este processo complexo. A Polícia Municipal já tem, em permanência, duas equipas cada uma delas constituída por dois elementos, para punir este tipo de infracções. Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra e Polícia Municipal vão aumentar as operações conjuntas no terreno. Segundo o autarca esta colaboração terá de assegurar e garantir a devida articulação com todas as forças de segurança competentes, nomeadamente a GNR e PSP.

O município apela ainda à denuncia por email (municipe@cm-sintra.pt) ou telefone (961 705 089) deste tipo de situação. A autarquia vai ainda lançar uma campanha de sensibilização para a necessidade de ligar (800 210 020) para o serviço gratuito dos SMAS antes de depositar lixo de grandes dimensões junto dos contentores de resíduos urbanos.