Catarina Fernandes Martins, Nuno Severiano, David Castaño e Joana Pontes jornalistas da RTP, foram distinguidos pelo seu trabalho jornalistico, sobre as três décadas de Portugal na então CEE, uma série documental de seis epísódios “Europa 30”.

A nível regional, o vencedor foi Paulo Barriga, do Diário do Alentejo, com a reportagem “A Europa no seu devido lugar”.

O concurso que distingue trabalhos sobre questões europeias, ou que tenham promovido uma melhor comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus em Portugal, tem uma categoria para jornalistas profissionais e outra para estudantes.

O ComUM venceu o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, na categoria de Estudante. A reportagem “Luz ao Fundo da Europa”, da autoria de Eduardo Miranda, Hélio Carvalho e João Pedro Quesado foi distinguida.

Na mesma categoria estava ainda a concurso uma entrevista da Rádio Universidade de Coimbra a Johannes Bahrke, porta-voz da Comissão Europeia para a Política de Coesão, e “Os britânicos escolheram sair. E os portugueses, como ficam?”, do Jornalismo Porto Net, de Ricardo Ferreira e Catarina Peixoto.

Os prémios foram anunciados por Carlos Moedas, comissário europeu, e Francisco Pedro  Balsemão, presidente CEO do grupo Impresa, no NewsMuseum, em Sintra.

O galardão distingue as melhores reportagens na área dos assuntos europeus e homenageia também o antigo jornalista da SIC e correspondente em Bruxelas e decorreu em Sintra, no NewsMuseum, no Centro Histórico de Sintra.

O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa,  atribuído pela primeira vez no dia 9 de maio de 2017, em Sintra, Dia da Europa, foi criado pela representação portuguesa da Comissão Europeia para homenagear o jornalista  correspondente da SIC e do Diário de Notícias em Bruxelas.

Recorde-se que Fernando de Sousa falecido a 9 de Outubro de 2014, era especializado em assuntos europeus. Passou pela RDP, BBC, Diário de Notícias e SIC, foi correspondente em Londres, na Alemanha e um dos primeiros correspondentes portugueses em Bruxelas.

 

Fotografia: Carlos Moedas / facebook