Doze entidades fazem parte do Núcleo Incorpora Lisboa e assinaram na sede da Fundação na Amadora o acordo do Programa 'Incorpora' para Lisboa

A Fundação AFID Diferença, entidade coordenadora, juntamente com mais doze entidades que fazem parte do Núcleo Incorpora Lisboa, assinaram na passada sexta-feira na sede da Fundação na Amadora o acordo do Programa ‘Incorpora’ para Lisboa.

O Diretor da Fundação AFID Diferença, Juvenal Baltasar, e Marc Simón, Subdiretor Geral da Fundação Bancária “la Caixa” assim como os representantes das outras doze entidades que formam parte do Núcleo Incorpora Lisboa, assinaram na passada sexta-feira na Fundação AFID Diferença, na Amadora, o acordo do Programa ‘Incorpora’ para a região de Lisboa.

Marc Simón, Subdiretor Geral da Fundação Bancária “la Caixa” e o Diretor da Fundação AFID Diferença, Juvenal Baltasar

O Programa Incorpora será constituído em Portugal por uma rede 32 entidades sociais, 13 na região de Lisboa, e terá como objetivo promover a contratação, por parte das empresas portuguesas, de pessoas em risco ou situação de exclusão em diferentes zonas do país.

As pessoas em risco abrangem nomeadamente jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência ou incapacidade. O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional colaborou na seleção das entidades envolvidas e apoiará a implementação do programa.

O trabalho em rede entre as entidades envolvidas é uma das principais características do programa ‘Incorpora’: as entidades que integram o programa partilham entre elas, através de uma plataforma informática, dinâmicas e ofertas de trabalho, otimizando o seu trabalho.

O programa ‘Incorpora’ tem como objetivo principal fazer a ligação entre as entidades sociais e as empresas portuguesas com a finalidade de criar um clima de entendimento e colaboração entre ambas, que se traduza na criação de oportunidades de emprego para quem mais necessita.