Esta sexta e sábado, dias 20 e 21 de julho, respetivamente, o ensemble vocal italiano Odhecaton presta tributo à mais brilhante “escola” de composição do Renascimento: a franco-flamenga. Os dois programas que prepararam para os seus concertos no Palácio de Sintra ilustram o modo como esses compositores usaram as facetas racional e emocional da música para um mesmo fim: a beleza e fruição estéticas.

Sexta feira, às 21h30, o concerto “‘Flos Florum’ – Simbologia do número e devoção Mariana na polifonia franco-flamenga” é dedicado ao lado aritmético e geométrico da Música, numa tradição que, vinda da Grécia antiga, foi estabelecida desde o século VI com a inclusão da Música no ‘Quadrivium’ das artes liberais (as disciplinas científicas). O repertório escolhido percorre um século de história, tendo como fio condutor a devoção a Nossa Senhora.

No sábado, 21 de julho, pelas 21h30, o segundo programa dos Odhecaton homenageia Orlando di Lasso, um dos maiores compositores do século XVI. Sob o título, “Os Humores de Orlando di Lasso”, aborda sobretudo a vertente profana da sua produção polifónica, tendo por base os ‘humores’ (ou estados de espírito) contrastantes, do lamentoso e melancólico ao alegre e burlesco; mas sem esquecer a componente sacra, na qual a celebração da fé vai de par com a pura beleza sonora.

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” dá continuidade à 4.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que iniciou em março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, e termina, em outubro e novembro, com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”.

Preço de bilhete por concerto: 10€
Capacidade da Sala dos Cisnes: 160 lugares

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, www.parquesdesintra.pt, www.blueticket.pt,  FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Turismo de Lisboa.
M/6