Morreu João Semedo, antigo líder do Bloco de Esquerda

Faleceu esta terça-feira, 17 de julho, o dirigente bloquista João Semedo (1951-2018), ao fim de alguns anos de batalha contra o cancro

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo morreu hoje, aos 67 anos, depois de anos de uma batalha contra o cancro, revelou aquela estrutura partidária, através de uma nota de pesar publicada no site ‘Esquerda Net’.

Militante comunista contra a ditadura, defendeu a renovação do PCP e encontrou no Bloco de Esquerda o espaço de intervenção capaz de mudar a política portuguesa. “Tive a vida que escolhi, a vida que quis, não tenho nada de que me arrependa no que foi importante”, disse João Semedo na última grande entrevista que concedeu.

O partido considera que “a perda de João Semedo é de todos os que partilharam o seu ímpar e diversificado percurso, que com ele lutaram, aprenderam e conviveram, na política e na vida”. “Como é de todos o orgulho e a alegria de o terem tido a seu lado”, enaltece.

O BE sublinha ainda que “a doença prolongada e as crescentes limitações da voz não impediram” João Semedo de “manter a atividade política”.

“Nos últimos meses da sua vida, João Semedo publicou um livro com António Arnaut para uma nova Lei de Bases da Saúde e deu força e conteúdo ao Movimento ‘Direito a morrer com dignidade'”, recordam.

 

Fotografia: DR Esquerda.pt

(em atualização)