Contagem decrescente para o ‘arranque’ do Campeonato de Portugal época 2018/19, com o sorteio a ditar o Sport União Sintrense na série ‘C’ enquanto Real Sport Clube e 1º de Dezembro a cometir na série ‘D’.

A Direção de Competições da FPF divulgou esta quinta-feira, 12 de julho, a composição das quatro séries do Campeonato de Portugal.

Quanto às equipas do concelho de Sintra, destaque para o escalonamento das mesmas. O Sport União Sintrense vai competir na série C, enquanto que Real Sport Clube e 1º de Dezembro, vão competir na série D.

O Sintrense competirá na série Centro, e o 1º de Dezembro e Real Sport Clube na série Sul.

O sorteio da edição 2018/2019 do Campeonato de Portugal teve lugar na segunda-feira, 16 de julho, às 15 horas, na Cidade do Futebol. Esta será a primeira época do novo formato, agora com os 72 clubes divididos em quatro séries de 18 equipas, jogando entre si duas vezes e por pontos.

O agrupamento das séries é elaborado de acordo com a localização geográfica dos clubes. É seguida uma lógica baseada nas coordenadas de latitude, de Norte para Sul, formando-se a partir daí cada grupo de 18 equipas.

Os clubes da Região Autónoma da Madeira são inseridos numa única série, até ao máximo de três equipas, nas séries a Norte.

Os clubes da Região Autónoma dos Açores são agrupados nas séries mais a Sul e devem ser incluídos numa única série, até ao máximo de 3 ou 4 das equipas.

Os dois clubes mais bem classificados em cada uma das quatro séries qualificam-se para disputar um play-off, de forma a determinar os dois que sobem à competição profissional.

Primeira elininatória

Na primeira eliminatória deste play-off, os primeiros classificados jogam contra os segundos classificados, tendo os primeiros a condição de visitante na 1ª mão. Os clubes da mesma série da fase regular não podem jogar entre si. As oito equipas disputam esta eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se as vencedoras para a eliminatória seguinte.

Em seguida, os quatro apurados disputam uma eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os vencedores para subirem à competição profissional e para disputarem uma final, em campo neutro, destinada a determinar o campeão de Portugal.

Os cinco clubes classificados nos cinco últimos lugares de cada uma das séries descem automaticamente aos Campeonatos Distritais.

O Campeonato de Portugal começa a 12 de agosto. A fase regular termina a 12 de maio e os play-off, jogam-se entre 25 de maio e 23 de junho

Composição das quatro séries do Campeonato de Portugal:

– Série A: Montalegre, Limianos, Chaves (satélite), Vilaverdense, Merelinense, Maria da Fonte, Pedras Salgadas, Gil Vicente, Mirandês, Caçadores Taipas, Torcatense, Mirandela, Fafe, Oliveirense, Vizela, São Martinho, Felgueiras e Trofense.

– Série B: Amarante, Pedras Rubras, União da Madeira, Marítimo B, Paredes, Leça, Gondomar, Coimbrões, Cinfães, Espinho, Lusitânia, Mêda, Cesarense, Sanjoanense, Penalva Castelo, Lusitano Vildemoinhos, Gafanha e Águeda.

– Série C: Anadia, Oliveira do Hospital, Nogueirense, Oleiros, Alcains, Benfica de Castelo Branco, Sertanense, União de Leiria, Fátima, Mação, Caldas, Peniche, Torreense, Vilafranquense, Alverca, Loures, Sintrense e Sacavenense.

– Série D: 1.º Dezembro, Praiense, Ideal, Angrense, Sporting B, Real Massamá, Oriental Lisboa, Casa Pia, Olímpico Montijo, Redondense, Pinhalnovense, Amora, Vasco Gama (Beja), Moura, Louletano, Ferreiras, Armacenenses e Olhanense.