A Câmara Municipal de Sintra (CMS) assina esta sexta feira, dia 6 de julho, às 18h00, na Adega Viúva Gomes, em Almoçageme, dois protocolos que visam a defesa da floresta e pessoas.

O primeiro protocolo de colaboração para execução do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, nas povoações de Azóia, Atalaia, Ulgueira, Almoçageme, Casas Novas e Penedo – freguesia de Colares, será assinado entre Município de Sintra, a freguesia de Colares e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme.

“O protocolo visa proceder à criação e manutenção em operacionalidade de um sistema, ao abrigo do programa, aplicável no âmbito geográfico das povoações de Almoçageme, Atalaia, Azóia, Casas Novas, Penedo e Ulgueira, na freguesia de Colares”, explica a autarquia, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

O sistema será gerido pela autarquia através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a freguesia de Colares e com a colaboração permanente dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme.

Na ocasião, será também assinado um protocolo de colaboração entre o município e a Associação Recreativa de Caçadores de Assafora para a limpeza e vigilância das periferias florestais.

“O protocolo tem como objetivo regular a limpeza e vigilância das periferias florestais no âmbito da defesa contra incêndios, na área da zona de caça associativa e sua periferia pela Associação Recreativa de Caçadores de Assafora”, avança a Câmara de Sintra.

A autarquia irá apoiar financeiramente com um valor de sete mil euros destinada à comparticipação nos custos inerentes às tarefas a desenvolver.