Já foi inaugurada a ciclovia que faz a ligação entre Agualva e Massamá, com uma extensão de 4500 metros. Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, acompanhado pelos presidentes de Junta de Freguesia, Carlos Casimiro (Agualva e Mira Sintra) e Pedro Brás (Massamá e Monte Abraão) inauguraram simbólicamente, sexta-feira, 29 de junho, Dia do Município a via que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta.

A ciclovia faz a ligação entre a via de acesso à Estação da CP de Agualva-Cacém e o Parque Salgueiro Maia, em Massamá, passando pela Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, Avenida 25 de Abril e a Estação ferroviária de Massamá.

Recorde-se, esta ciclovia, que implicou um investimento do municipio na ordem dos 900 mil euros, insere-se no plano da autarquia para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 quilómetros, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins, o ano passado.

A criação da rede de ciclovias no concelho de Sintra tem ainda por objetivos a beneficiação de eixos viários principais, melhorando a mobilidade suave e pedonal, aumentando a segurança e conforto através da requalificação global do espaço público envolvente; a promoção de estratégias de baixo teor de carbono, incluindo a promoção da mobilidade urbana sustentável no sentido de deslocações casa-trabalho ou casa-escola, ainda que em complemento do transporte coletivo, em especial do comboio, a pé ou de bicicleta.

Este projeto está incluído na candidatura ao Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), no âmbito do programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50% dos custos finais, no valor de 6 milhões de euros.

 

Fotografias: Rui Oliveira / António Manuel Silva