Investimento de dois milhões para resolver roturas de água na Portela de Sintra

Os SMAS de Sintra encontram-se neste momento a finalizar o plano de remodelação das Redes de Água e Drenagem de Águas Residuais Domésticas e Pluviais à Portela de Sintra

Obras na rede de abastecimento de água | Foto: arquivo

Os últimos meses tem sido marcados por alguns cortes de água na zona da Portela de Sintra. Os protestos chegaram às redes sociais, mas os SMAS de Sintra, que confirmam a ocorrência de 5 cortes de água desde o início deste ano com uma duração média de interrupção de cerca de 3 horas, garantem que o investimento previsto de 2 milhões de euros vai resolver a situação.

Segundo o SINTRA NOTÍCIAS apurou, as roturas ocorreram na zona porque as tubagens de fibrocimento, material envelhecido, são particularmente sensíveis a cargas rodoviárias, vibrações diversas e à movimentação dos solos.

Os SMAS de Sintra encontram-se neste momento a finalizar o plano de remodelação das Redes de Água e Drenagem de Águas Residuais Domésticas e Pluviais na zona de forma a corrigir este problema. Este investimento, de 2 milhões de euros, irá para concurso no 3º trimestre deste ano, o que significa que a obra começará no 1º trimestre do próximo ano.

O presidente da Câmara Municipal, que assume também a presidência do conselho de administração do SMAS de Sintra, revelou ao SINTRA NOTÍCIAS que o município tem feito nos últimos anos um grande esforço financeiro para recuperar as tubagens mais antigas por todo o concelho. “Desde 2015 foram investidos mais de 13 milhões de euros para colmatar este tipo de problemas”, revelou Basílio Horta. O autarca destacou também que a decorrer e previsto para 2018, “o investimento neste setor ultrapassa os 19 milhões de euros”.

Todos estes projetos decorrem no âmbito do plano de investimento de mais de 45 milhões de euros previstos pelos SMAS de Sintra até ao final de 2020.