A Parques de Sintra venceu o Prémio da Escolha do Público, do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2018, com o projeto de reabilitação do Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, alcançando desta forma uma distinção nunca antes conquistada por uma instituição nacional.

Portugal vence pela primeira vez Prémio da Escolha do Público, do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2018, representando esta distinção o reconhecimento internacional de realizações notáveis no domínio da conservação e do património.

Manuel Baptista, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra

“Ser distinguido pela Europa Nostra na categoria de conservação é para nós, uma honra e um privilégio. Mas é sobretudo um estímulo para todos aqueles que se empenharam em recuperar a memória de um espaço vazio”, sublinha o presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Manuel Baptista, agradecendo ainda “a todo o público que reconheceu mérito neste projeto através do seu voto”.

O projeto de reabilitação do Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz juntou, assim, ao Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2018 na categoria Conservação, o Prémio da Escolha do Público, conquistando desta forma uma vitória inédita para Portugal, conforme o SINTRA NOTÍCIAS avançou.

O galardão foi atribuído ontem, dia 22 de junho, na cerimónia dos Prémios Europeus do Património Cultural, que decorreu no Centro de Congressos de Berlim, no âmbito da primeira Cimeira Europeia do Património Cultural, e contou com a participação do Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, do presidente do Europa Nostra, Plácido Domingo, e do Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, na qualidade de patrono do Ano Europeu do Património Cultural na Alemanha, os alegretes e respetivos bancos e painéis azulejares, as cantarias do lago central e a estatuária, com vista à restituição do desenho oitocentista do Jardim.

Recorde-se, no total foram apresentadas 160 candidaturas por organizações e particulares de mais de 31 países europeus. Os prémios deste ano dão particular ênfase ao valor acrescentado gerado pelos projetos no âmbito do património, como forma de contribuição para o Ano Europeu do Património Cultural.