I Corrida Queluz e Belas, Grande Prémio José Araújo

Esta prova é um tributo a José Araújo, um dos mais notáveis maratonistas portugueses, municipe de Sintra que residiu em Queluz

Esta prova é um tributo a José Araújo, um dos mais notáveis maratonistas portugueses, que residiu em Queluz | Foto: Site ENDURANCE

Queluz recebe o I Grande Prémio José Araújo, prova de atletismo que se realiza, nom dia 8 de julho, domingo, com participação gratuita.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Queluz e Belas e a Câmara de Sintra e insere-se no Troféu “Sintra a Correr”.

A concentração dos participantes será no Parque Urbano Felício Loureiro, em Queluz, pelas 09h00. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de julho no site www.cm-sintra.pt/trofeu-sintra-a-correr.

Tributo a José Araújo

Esta prova é um tributo a José Araújo, um dos mais notáveis maratonistas portugueses. Entrou para a história da modalidade ao ser o primeiro recordista nacional de distâncias longas em pista, depois de em 1954 ter corrido em pista 30 mil metros, 75 voltas.

Ao longo da sua carreira, José Araújo conseguiu 11 títulos de campeão nacional, vestindo por 16 vezes a camisola da seleção nacional, com a qual foi oitavo na maratona dos Europeus de 1954, em Berna, na Suíça.

Foi 11 vezes campeão nacional, a que se juntou, por diversas vezes, o título de campeão em 10 mil metros, Três mil metros obstáculos, corta-mato e maratona, e 16 vezes internacional, duas das quais em Campeonatos da Europa (8º em 1954 e 14º em 1958) e quatro no antigo Cross das Nações, que antecedeu o Campeonato do Mundo (foi 25º em 1955).

Para além de uma brilhante carreira como atleta, entre 1940 e 1960, foi treinador de jovens ao longo de várias décadas, no Benfica e, depois, em Queluz, onde vivia.