A presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, em conjunto com a atriz Carla Chambel, estrega hoje, dia 14 de junho, no serviço de Neonatologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), gorros, mantas e almofadas de amamentação, que serão utilizados pelos bebés prematuros ao cuidado daquele serviço.

A novidade, este ano, será a entrega de polvos confecionados em crochet. Esta é uma ideia importada da Dinamarca. Ao reproduzir a sensação do cordão umbilical através dos seus tentáculos, o polvo promove no bebé prematuro uma regulação do seu batimento cardíaco, além de conservar o cheiro da mãe. A concretização destes polvos só foi possível graças à Associação Migos, parceiro fundamental que partilhou com as artesãs o saber de criar este objeto tão especial que requer regras rígidas na sua confeção.

Do Maior para o Mais Pequeno, assim se chama o projeto, que se iniciou com um desafio de Carla Chambel à autarquia, após ter presenciado como eram necessários estes artigos, está atualmente a ser desenvolvido no âmbito do Programa AmaSénior Viva+.

As entidades envolvidas no projeto são a Associação Migos, Casal Popular da Damaia, SFRAA – Quinta de S. Miguel, Associação Feixe Luminoso, Centro Social e Paroquial de S. Brás, JF das Águas Lives, JF Encosta do Sol, JF da Falagueira Venda Nova, JF Mina de Água. Foram ainda envolvidas no corrente ano as seguintes empresas: Anchor Creativa,  Schachenmayr, IKEA e Leroy Merlin Amadora.

O Programa AmaSénior Viva+ é um programa de caráter ocupacional, dirigido a todos os munícipes do concelho, com idade igual ou superior a 55 anos.

Promovido pela autarquia em parceria com instituições locais, inclui ateliês ocupacionais, cursos teóricos e atividades físicas diversas.