Sintra apoia a melhoria da eficiência energética nas freguesias

O projeto Freguesias+Eficientes tem por objetivo dotar as Juntas de Freguesia de princípios de gestão energética das suas instalações, de forma a melhorar o seu desempenho

RNAE, apresentou em Sintra, o Projeto "Freguesias + Eficientes" | Foto: CMS

A Associação das Agências de Ambiente e Energia (RNAE), apresentou no edificio municipal de Urbanismo da Câmara de Sintra, o Projeto “Freguesias + Eficientes”.

Esta sessão contou com a presença de várias juntas de freguesia do concelho convidadas pela autarquia para conhecerem o projeto direcionado para a melhoria da eficiência energética dos respetivos edifícios.

O projeto “Freguesias + Eficientes”, da responsabilidade da RNAE, insere-se no âmbito do “Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica”, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, “tem por objetivo dotar estes órgãos de poder local de princípios de gestão energética das suas instalações para a obtenção de consumos mais eficientes de energia elétrica, o que se traduzirá em vantagens ambientais e económicas”, explica a autarquia em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

A iniciativa contempla ainda um concurso que pretende “distinguir as juntas de freguesia que consigam alcançar as maiores reduções nos seus consumos energéticos, servindo estes casos de exemplo para divulgação a nível nacional”, adianta a autarquia.

As juntas terão acesso, sem custos, a uma plataforma online de gestão energética onde poderão fazer a gestão energética de todas as suas instalações.

Serão também realizadas ações de formação/capacitação gratuitas sobre “Eficiência Energética em espaços públicos” no decorrer do terceiro trimestre de 2018.