Fotografia de Ana Abrão, vencedora de Melhor Imagem Individual da categoria “Celebração da Humanidade”

Pela primeira vez, o Picadeiro do Parque da Pena irá receber a exposição fotográfica do concurso internacional Travel Photographer of the Year (TPOTY).

Na estreia desta exposição em Portugal, promovida pela Parques de Sintra, há uma portuguesa vencedora: Ana Abrão conquistou a melhor imagem individual de portefólio na categoria “Celebração da Humanidade”, com o retrato de uma mulher a segurar uma foto instantânea com outro retrato de si própria.

Esta é a 15.ª edição do TPOTY, a principal competição e exposição mundial de fotografia de viagem, criada em Inglaterra, em 2003, e que recebeu este ano mais de 20 mil imagens provenientes de 129 países que celebram a humanidade, a paisagem, o ambiente e a vida selvagem no planeta. De 2 de junho a 26 de agosto, 39 das fotografias vencedoras, entre as quais a de Ana Abrão, podem ser vistas a céu aberto no cenário romântico e misterioso do Parque da Pena.

Living for Death | Foto: Joel Santos

Além de Ana Abrão, dois outros portugueses distinguiram-se neste concurso. Joel Santos, que na edição de 2016 foi o grande vencedor do prémio internacional Travel Photographer of the Year, teve agora duas menções especiais na categoria “Clima e Planeta”, enquanto uma fotografia de Enrico Villa conseguiu uma menção honrosa na categoria “Cores Primárias”.

As imagens premiadas foram conhecidas em dezembro de 2017 e serão exibidas, durante o ano de 2018, em algumas exposições Internacionais.

Living for Death | Foto: Enrico Villa

A fotografia de Ana Abrão, vencedora de Melhor Imagem Individual da categoria “Celebração da Humanidade”, junta-se assim a mais 38 imagens captadas em contexto de viagem durante o ano de 2017. O belga Alain Schroeder foi o grande vencedor do prémio internacional Travel Photographer of the Year, distinguindo-se pelas reportagens fotográficas sobre o kushti, a tradicional luta livre indiana, e os rituais associados à morte em Toraja, na Indonésia, com um portefólio de oito fotografias no total.

No Picadeiro do Parque da Pena, estarão ainda em exposição imagens premiadas nas categorias “Clima e Planeta”, “Histórias de Aventura”, “Sabores do Mundo”, “Smart Shot / iTravelled” e “Cores Primárias”.

As inscrições para a 16.ª edição do TPOTY já estão abertas (www.tpoty.com).