Mais de 40 quilómetros de faixas de gestão de combustível na rede rodoviária nacional, que atravessa e circunda a Serra de Sintra, começaram já a ser limpas, fruto de uma união de esforços entre Câmara de Sintra, Parques de Sintra Monte da Lua e Insfraestruturas de Portugal. “Tudo, para proteger a Serra dos incêndios florestais”, refere nota da autarquia enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Recorde-se, as três instituições assinaram um protocolo, no dia 10 de maio, que representa, nas palavras do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, “um esforço extraordinário, como nunca foi feito, a nível nacional, na área da prevenção”.

O governante elogiou, ainda, “a colaboração e a disponibilidade” da autarquia e da Parques de Sintra Monte da Lua, para “assegurar a redução de risco de incêndio, a melhoria das acessibilidades, bem como propiciar a otimização das condições de segurança na circulação de veículos e a salvaguarda deste Património Mundial”.

Por seu lado, o presidente do município, Basílio Horta, é de “primordial importância que a floresta existente na Serra de Sintra seja defendida e que as faixas de gestão de combustível se encontrem limpas”.

“Fazemos na nossa Serra um trabalho de prevenção com uma atuação sistemática, com gente a fiscalizá-la 24 horas por dia”, sublinhou o autarca.

Cabe agora à Infraestruturas de Portugal a execução dos trabalhos de limpeza de vegetação no âmbito das faixas de gestão de combustível nas estradas nacionais que atravessam e circundam a Serra de Sintra, caso da N9-1, N247, N247-3, N247-4, N249 e N375.

 

Fotografia: DR CMS