A Academia de Futebol do Sport União Sintrense (SUS), destinada aos escalões de formação vai “estender-se”, já na próxima época desportiva, para as Lameiras.

Recorde-se, em Assembleia Geral de 10 de Outubro de 2017, a Direcção do Sintrense, manifestou aos sócios a sua preocupação quanto ao campo sintético nº 2.

Com duas equipas da formação a disputar os Campeonatos Nacionais (Juniores e Juvenis, sob a égide organizativa da Federação Portuguesa de Futebol), os jogos não podem ser realizados no campo n.º2, por este não ter as medidas exigidas por regulamento. A solução tem sido alugar campos de clubes vizinhos.

O alargamento do campo nº2, teria por um lado, a dificuldade de ter que se estender para domínios públicos, e por outro, os valores da obra, que teriam custos demasiado elevados, tornando-se incompatíveis para o orçamento do Sport União Sintrense.

Lameiras é alternativa

A alternativa, defendida passa por encontrar um espaço dentro do Concelho de Sintra e foi aprovado pela maioria dos sócios, mandatar a Direcção para negociar um projecto viável dentro do Concelho.

Depois de várias alternativas possíveis a Direcção do Sintrense estabeleceu um protocolo com a Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Familiar de Lameiras, para utilização do Parque Desportivo da Carreirinha, em Lameiras, propriedade daquela entidade.

Com este propósito, foi assinado um protocolo para um período de dez anos, a partir de 11 de Novembro de 2017. Entre as várias cláusulas do documento, uma delas seria colocar relvado sintético, com o apoio da Câmara de Sintra.

Em Assembleia Municipal de 10 de Abril de 2018 foi aprovado o apoio a estas duas instituições. Agora, e segundo a Direcção do Sport União Sintrense “é pôr mãos à obra para que no inicio da próxima época desportiva esteja tudo em condições de proporcionar aos jovens do Concelho mais um espaço para desenvolverem a prática desportiva”.

Este “alargamento” de horizontes do Sport União Sintrense vai levar a que haja também um maior número de atletas jovens a praticar futebol na Academia do clube.

O Sintrense fica assim, ao dispôr da sua Academia, com um campo relvado natural, um campo sintético de futebol de 11 e um campo sintético de futebol de 7, nas suas instalações da Portela de Sintra, e agora mais um campo sintético de futebol de 11, propriedade da Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Familiar de Lameiras, cujo protocolo é válido por dez anos.

Apostar e reforçar ainda mais a formação, é um objectivo estratétigo do SUS, que já tem duas equipas a disputar Campeonatos Nacionais: Os juniores na 2ª Divisão Nacional e os Juvenis na 1ª Divisão Nacional.

 

Sintra Notícias com Sport União Sintrense
Fotografias: DR Sport União Sintrense – Obras no Campo do Lameiras