Pátio Central no Palácio Nacional de Sintra vai ser recuperado

A intervenção em curso deverá estar concluída no verão.

©PSML | Luís Duarte

A Parques de Sintra iniciou recentemente a recuperação do Pátio Central, no Palácio Nacional de Sintra. A intervenção visa tratar os materiais presentes neste espaço emblemático, conferindo assim coerência ao conjunto dos elementos já intervencionados no monumento.

Os trabalhos previstos contemplam a limpeza de rebocos e materiais em pedra, a reabilitação dos azulejos de revestimento, a revisão das portas e janelas em madeira, o tratamento de ferragens, fechaduras e gradeamentos, a caiação de superfícies e o restauro de altos-relevos.

A obra prevê ainda a impermeabilização do tanque existente no local, o que permitirá que este retome a sua função original de espelho de água, perdida devido a infiltrações para espaços vizinhos.

Integrado entre múltiplos pontos de atração do Palácio, como a Sala dos Cisnes, a Sala das Pegas, ou no piso superior, a Sala Árabe, o Pátio Central tem vindo a ser alvo de diversos trabalhos de beneficiação nos últimos anos. Em 2015, foram recuperados os paramentos virados a sul, as cantarias dos vãos de janelas e a pintura existente no local.