O município de Sintra passou a receber gratuitamente, durante o atual período de limpeza de terrenos, todos os resíduos verdes na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Colares, avança a agência LUSA.

“No âmbito da campanha que decorre no município de Sintra para a prevenção da época de incêndios, os SMAS [Serviços Municipalizados de Água e Saneamento] decidiram que os proprietários podem realizar a deposição dos resíduos verdes dessas limpezas gratuitamente”, afirmou o presidente da câmara, Basílio Horta.

O também presidente do conselho de administração dos SMAS explicou que a disponibilização das instalações da ETAR para receção de resíduos verdes visa “sensibilizar e informar os munícipes para a proteção das zonas verdes e floresta do concelho de Sintra”.

A ETAR situada no Caminho do Reconco, na Várzea de Colares, encontra-se preparada para receber exclusivamente resíduos verdes, sendo da responsabilidade do produtor o transporte dos materiais até ao local, refere-se no comunicado camarário.

Os SMAS já efetuam a recolha gratuita de até cinco unidades por mês de “monos” – objetos volumosos como móveis, sofás ou colchões -, de até 1 metro cúbico (m3) de resíduos verdes, da limpeza de jardins, e de resíduos de construção e demolição (CDR), resultantes de pequenas obras domésticas, mediante marcação prévia.

No caso de maiores quantidades de resíduos verdes, entre 1 e 10 m3, ou de “monos”, até 10 unidades, os SMAS cobram 90,55 euros por cada recolha mensal.

A ETAR de Colares funciona todos os dias entre as 08:00 e as 12:00 e as 13:00 e as 16:00, e os restos da limpeza de espaços verdes serão acondicionados em contentores específicos para receber este tipo de resíduos.