O novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Sintra, que está a ser apresentado esta manhã,  define com eixo estratégico a melhoria da qualidade ambiental, com especial destaque para a qualidade do ar, da água, do solo, para a redução do ruído e para a paisagem construída. Os espaços florestais aumentaram 24% relativamente ao anterior PDM.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, revela que “são propostas medidas claras de capacitar o território para adaptação às alterações climáticas, algumas delas já iniciadas como a criação de uma rede ciclável e pedonal”, sublinha. O documento define também a construção de parques urbanos e incentivos ao aumento e manutenção das florestas para o combate aos gases com efeito de estufa.

A estratégia passa também pela promoção dos corredores verdes e o aumento da área condicionada à evolução das arribas. A proteção das áreas ameaçadas pelas cheias fluviais e de galgamento marinho estão também prevista no documento.

O conjunto dos espaços naturais e florestais aumentou 24% do PDM anterior (1999) para esta proposta, o que significa um aumento significativo que contribui para a preservação de valores naturais e florestais e o aumento da qualidade de vida.

A categoria de espaços florestais passa de uma afetação de 4% para 16%, o que representa um expressivo aumento destas áreas que contribuem para o equilíbrio do sistema ecológico e produtivo.