O MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe a exposição “Bugios e Mourisqueiros”, de 1 a 11 de março, no âmbito do Festival Internacional de Artes Performativas – Periferias.

No intuito de refletir sobre a transversalidade das Artes Performativas e sua efetiva valoração e participação por parte da comunidade, contribuindo cada vez mais para uma cidadania mais plena, o Periferias mostra a exposição “Bugios e Mourisqueiros”.

Estes fazem parte da festa da Bugiada e Mouriscada, uma das expressões culturais mais marcantes e identitárias, a qual se baseia numa lenda que nos remete para os tempos da ocupação da Península Ibérica pelos Mouros.

A festa da Bugiada e Mouriscada, que tem lugar na vila de Sobrado, do concelho de Valongo, não dá sinais de esmorecimento, ao contrário de muitas outras tradições nossas. É a festa dos rituais, das danças, da música, da exuberância. Caracteriza‐se pela disputa da posse de uma imagem de São João, tendo, por um lado, os Cristãos e, por outro, os Mouros, designados, respetivamente, por Bugios e Mourisqueiros.

A festividade ocorre no dia 24 de junho, dia de São João, reunindo muitas personagens que participam entusiasticamente, desenvolvendo diversos espectáculos cénicos, que têm lugar em vários pontos da vila, embora se concentrem, na sua maioria, no Largo do Passal, o coração de Sobrado.