Faleceu Carlos Correia (PCP) ex-autarca em Rio de Mouro

O corpo de Carlos Correia estará em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Rio de Mouro, esta quarta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 11h00. O funeral realiza-se às 18h00

Faleceu, Carlos Correia militante do PCP em Rio de Mouro

Vítima de doença prolongada, faleceu hoje aos 78 anos, o ex-autarca na Freguesia de Rio de Mouro, Carlos Correia, militante do PCP, personalidade estimada e considerada na comunidade, informou a Comissão de Freguesia de Rio de Mouro do Partido Comunista Português (PCP).

O corpo de Carlos Correia estará em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Rio de Mouro, esta quarta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 11h00. O funeral realiza-se às 18h00, segundo A Comissão de Freguesia de Rio de Mouro do Partido Comunista Português informa o falecimento do camarada Carlos Correia. 

Natural de Lisboa, viveu a maior parte da sua vida em Rio de Mouro, onde desenvolveu significativa actividade política e também na vida associativa local, para além da sua actividade sindical no sector dos bancários.

No Movimento Associativo Popular, integrou diferentes instituições. A sua intervenção de maior destaque foi no Grupo Desportivo Rio de Mouro, Rinchoa e Mercês, do qual foi dirigente durante vários anos. Era o seu associado n.º 4.

Militante do Partido Comunista Português (PCP), iniciou a sua actividade política antes do 25 de Abril de 1974. Para além da sua participação nas campanhas da CDE para a então Assembleia Nacional, apoiou activamente a acção clandestina do PCP de resistência ao fascismo e a sua luta pela liberdade e pelo socialismo.

Participou na intensa luta pela construção do Portugal Democrático no decurso e após a Revolução de Abril. Entre 1975 e 1976 foi membro da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, onde desempenhou as funções de secretário, ao lado de Maria Alice Monteiro, presidente da Junta de Freguesia. Depois da institucionalização da democracia, evidenciou-se pela defesa das conquistas alcançadas pela Revolução Portuguesa.

Foi diversas vezes candidato nas várias listas da FEPU, APU e CDU aos órgãos autárquicos da freguesia de Rio de Mouro e do município de Sintra, entre 1976 e 2013. Entre 1990 e 1994 integrou o executivo da Junta de Freguesia de Rio de Mouro.

Carlos Correia foi distinguido com a Medalha de Mérito da Freguesia de Rio de Mouro em 2005. Em 2015, a Junta de Freguesia instituiu o Prémio de Atletismo Carlos Correia, prova que se realizou no passado sábado, 24 de fevereiro.

A Comissão de Freguesia de Rio de Mouro do PCP, “manifesta o seu profundo pesar pelo desaparecimento do camarada Carlos Correia, homenageando com toda a justiça o seu singular activo político, associativo e desportivo. Hoje perdemos um homem ‘imprescindível’, nas palavras de Bertold Brecht”.

(Notícia em atualização)