A previsão para esta semana vai ser caracterizada por uma alteração significativa das condições meteorológicas com uma mudança do estado do tempo. A chuva regressa ainda hoje na região sul evoluindo gradualmente para as restantes regiões do país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O dia mais gravoso, será quarta-feira, dia 28, com precipitação e vento forte, isto tanto para o território do continente como para a Madeira.

Além da chuva e do vento forte, vai registar-se na terça-feira queda de neve nas regiões do interior norte e centro com cotas de 600 metros. Em relação às temperaturas, hoje conte com uma pequena subida da máxima, mas depois tanto a mínima como a máxima vão descer.

Quanto à agitação marítima forte, está prevista apenas a partir do meio da semana e será mais significativa na região sul.

A partir de terça-feira, o agravamento do estado do tempo no continente está também associado à depressão EMMA, que é uma das várias regiões depressionárias que está no Atlântico.

O IPMA colocou a partir de terça-feira sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco, bem como o arquipélago dos Açores devido à chuva e vento forte.