Autobiografia de David Lynch sairá em Portugal no segundo semestre

O livro “Room to dream”, autobiografia do realizador e artista visual norte-americano David Lynch, sairá em Portugal no segundo semestre deste ano, revelou a editora Elsinore.

“Room to dream”, que tem edição internacional em junho pela Penguin Random House, é apresentado como um livro biográfico e de memórias com cerca de 500 páginas, coassinado pela jornalista Kristine McKenna e pelo próprio David Lynch.

Segundo a editora, o livro intercala as reflexões de Lynch, hoje com 71 anos, sobre a própria vida com excertos de “longas e explosivas” entrevistas com cerca de 90 amigos, familiares, músicos, atores e colaboradores do realizador.

“Lynch responde a cada um dos excertos e revela a história íntima da vida para lá da arte”, escreveu a editora norte-americana, na sinopse.

Desde a década de 1960, David Lynch estendeu a prática artística ao cinema, à música, à pintura, ao vídeo experimental ou à fotografia.

O trabalho é reconhecido sobretudo em cinema e televisão, com a série “Twin Peaks” e filmes como “O homem elefante” (1980), “Duna” (1984), “Veludo azul” (1986), “Lost highway: Estrada perdida” (1997).

David Lynch esteve em Portugal em 2007, quando foi homenageado com uma retrospetiva na primeira edição do agora rebatizado Lisbon & Sintra Film Festival, de Paulo Branco.