O Bloco de Esquerda (Sintra) em Sintra, defende “outra localização” para a torre de comunicação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da costa portuguesa, instalada junto ao farol do Cabo da Roca, “de modo a minimizar impactos sobre a paisagem”.

Recorde-se, a torre metálica de 45 metros que o Ministério da Administração Interna (MAI) instalou ao lado do farol do Cabo da Roca, em Colares, ruiu na madrugada desta segunda-feira devido aos fortes ventos que se fizeram sentir à passagem da tempestade ANA.

Na sequência dos acontecimentos, a deputada Sandra Cunha (BE) “questionou o Ministério da Administração Interna sobre a disponibilidade do governo para reequacionar a sua localização”, já que a estrutura “gravemente danificada” terá se ser reconstruida, refere o Bloco, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

A instalação da estrutura, em 2013, originou fortes protestos em Sintra por estar mesmo ao lado do Farol do Cabo da Roca, com apenas 22 metros de altura, no ponto mais ocidental do continente europeu.  “Apesar disso, o governo PSD/CDS manteve a decisão que levou à criação de uma profunda cicatriz na paisagem, visível a quilómetro de distância, num local que recebe milhares de visitantes todos os dias”, destaca o BE.

O Bloco considera que, “mau grado toda a destruição causada, a natureza se impôs e devolveu parte da beleza ao local, oferecendo às autoridades uma óptima oportunidade para corrigir o erro. Haja vontade política para tal”.

A estrutura faz parte do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da costa portuguesa (SIVICC), a cargo da Unidade de Controlo Costeiro da GNR.

 

Foto: Luís Galrão, no blogue Tudo Sobre Sintra