Cerca de 60 árvores e arbustos autóctones foram plantados na serra de Sintra, este sábado, numa ação que envolveu 50 voluntários e que permitiu a recuperação de uma linha de água.

“Sintra está profundamente empenhada na preservação e proteção da nossa serra”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Sintra em nota de imprensa da autarquia. Basílio Horta lembrou que esta ação pontual teve uma característica fundamental: “O envolvimento da comunidade é fundamental para reforçar os laços que nos une enquanto comunidade, valorizando assim o nosso património que é Património da Humanidade”.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Sintra, inserida nas comemorações da floresta autóctone, foi desenvolvida em parceria com a Associação Plantar e permitiu também a beneficiação e recuperação da linha de água localizada entre a Fonte Clara e as Pedras Irmãs na Serra de Sintra.

A autarquia de Sintra e a equipa de Sapadores Florestais precedeu à preparação da zona de plantação, com corte de espécies infestantes e eliminação de vegetação, numa faixa de 10 metros ao longo da linha de água.

A iniciativa passou pelo arranque de espécies invasoras (acácias) e pela construção de paliçadas ao longo da linha de água para controlar o regime de escorrência torrencial, aumentando a infiltração de água e geração de pequenos charcos e plantação para reconstituir a linha de várias espécies de árvores.