Bernardo Ramos Gonçalves, deputado do PAN na Assembleia Municipal de Sintra (AMS), na sequência das notícias sobre a questão das matilhas de cães abandonados no concelho, solicitou esclarecimentos ao Vereador, Eduardo Quinta Nova, responsável pelo Gabinete Médico-Veterinário da Câmara de Sintra e fez saber que “é preciso tomar decisões e dar declarações de forma ponderada e não alarmista como tem vindo a acontecer”.

“Nós acompanharemos de perto e em permanência toda as situações referentes a esta matéria. É importante referir que não podemos negar a natureza destes animais. Caso se confirme que são silvestres é preciso ter consciência de que o encaminhamento para a adopção é inviável e a sua permanência no Centro de Recolha Oficial para Animais constitui uma verdadeira prisão perpétua para estes”, destaca o deputado Municipal, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Bernardo Ramos Gonçalves, faz saber que se encontra em “contacto com os cuidadores, os quais asseguram que os animais são absolutamente pacíficos, encontrando-se alguns já esterilizados às custas desses mesmos cuidadores”.

“Deve-se avaliar a possibilidade, dos serviços do Gabinete Médico-Veterinário em conjunto com os cuidadores, de se esterilizar e castrar todos os animais da matilha, estabelecer regras para a sua alimentação e consequente localização, e deixá-los em liberdade com o acompanhamento e monitorização devida”, sublinha o deputado Municipal do PAN, que considera que “é preciso tomar decisões e dar declarações de forma ponderada e não alarmista como tem vindo a acontecer”.