Os bombeiros de Montevalar fizeram já hoje o transporte de água para apoiar a população do distrito de Viseu afetada pela pela situação de seca extrema.

O transporte de água em camiões cisterna para abastecer os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, que são servidos pela Barragem de Fagilde que está em mínimos históricos, vai ser reforçado. A partir deste domingo de manhã são mais 45 os autotanques que vão assegurar o abastecimento público a mais de cem mil habitantes. Esta tarde, cerca das 18h, os bombeiros de Montelavar já procederam a este transporte.

A rádio TSF avança que estas cisternas vão descarregar diretamente na Barragem de Fagilde, ao contrário dos 51 camiões que até agora depositavam a água nos reservatórios públicos.

Com este reforço passam a ser nove mil os metros cúbicos de água a ser transportados para Viseu. Esta operação vai estar no terreno até se justificar, mesmo estando prevista chuva na próxima semana, adiantou este sábado aos jornalistas o ministro do ambiente, João Matos Fernandes.

Foto: DR | Bombeiros de Montevalar