Em contagem decrescente para o mês de dezembro, que promete chegar aos parques e monumentos de Sintra carregado de espírito natalício. Para assinalar a quadra, não vão faltar iniciativas embrulhadas com cor, música e animação para fugir da azáfama das compras, e partilhar momentos de qualidade e alegria com a família, ou os amigos.
Logo no dia 1 de dezembro, é inaugurada a árvore de Natal do Palácio Nacional de Sintra, que vai encher de luz o Largo Rainha D. Amélia.
Com 15 metros de altura, ficará exposta no terreiro do monumento durante todo o mês de dezembro, e será decorada com cerca de 200 bolas brancas e vermelhas 3D. Terá ainda um túnel de passagem que permitirá aos visitantes tirar fotografias no seu interior.
O momento será assinalado com um concerto nas escadarias do monumento, às 18 horas, pelo Coro Juvenil de Lisboa, sob direção do maestro Nuno Margarido Lopes. A entrada é livre mediante disponibilidade dos lugares (plateia com 200 lugares sentados).
O Largo Rainha D. Amélia receberá ainda, de 1 a 23 de dezembro, das 10 às 18h00, um mercado de Natal organizado pela Câmara de Sintra.
“Oficina do Natal” no Palácio Nacional de Queluz
De 14 a 23 de dezembro, é a vez das fachadas exteriores do Palácio Nacional de Queluz ganharem vida e receberem o video mapping “Oficina do Natal”. O espetáculo, com sessões às 18h, 18h30, 19h, 19h30, 20h00, 20h30, 21h00, 21h30, 22h00 e 22h30, conta a história de Nicolau, um artesão que se dedica a recuperar e restaurar brinquedos esquecidos ou avariados.
Ao longo da projeção, o público assiste à transformação deste homem vulgar na lendária personagem do Pai Natal. Além de ser uma metáfora para o trabalho de conservação e recuperação executado pela Parques de Sintra nos últimos anos no Palácio Nacional de Queluz, o espetáculo visa ainda transmitir uma mensagem de consumo mais responsável nesta época do ano.
No dia 17 de dezembro, a partir das 14h30, o Natal prepara-se com afinco na Quintinha de Monserrate, com a atividade “É Natal na Quintinha!”. Os participantes são convidados a palmilhar o local à descoberta de ingredientes especiais para biscoitos, a fazer saquinhos de cheiro para oferecer à família e aos amigos e a preparar as decorações natalícias.
Exposição “Monserrate Revisitado – A coleção Cook em Portugal”
Mas nem só de Natal vive a programação dos parques e monumentos de Sintra. Para assinalar os 200 anos do nascimento de Sir Francis Cook, inaugura no dia 30 de novembro, no Palácio de Monserrate, a exposição “Monserrate Revisitado – A coleção Cook em Portugal”, que traz de volta ao local as peças da coleção da família Cook que habitou o Palácio de Monserrate no séc. XIX.
Esta mostra temporária apresenta o projeto arquitetónico e paisagístico desenvolvido na propriedade em Sintra e a coleção de arte aí exibida, e é o culminar de uma primeira fase de uma pesquisa exaustiva por obras de arte, de coleções públicas e privadas.
A exposição pode ser vista até 31 de maio de 2018.